PROFESSORA: Edlaine (Didi) - Educação Física.
Enviar a atividade para: e-mail: edlainel@prof.educacao.sp.gov.br e cópia para: didinishi@gmail.com até dia 15/09/2020
Obs: colocar no assunto nome completo e série
DANÇAS DE SALÃO
Segundo historiadores, as danças de casais tornaram-se populares no início do século XIX, embora tenham surgido no século XIV e evoluído nos séculos
seguintes (apenas entre os nobres). Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas. São danças latinas: merengue, salsa, rumba, samba, cha-cha-cha, entre outras. São danças clássicas: tango, valsa vienense, valsa inglesa etc. Essa forma de expressão corporal foi trazida para o Brasil pelos colonizadores portugueses, ainda no século XVI e, mais tarde, pelos imigrantes de outros países da Europa que vieram para cá. Num país como o Brasil, com tão fortes e diferentes influências culturais, não tardaram a mesclar contribuições dos povos indígenas e africanos, num processo de inovação e modificação de algumas danças europeias importadas, bem como de surgimento de novas danças, bem brasileiras. Os ritmos mais presentes nos salões do Brasil, assim como nas academias de dança são: soltinho, forró, samba de gafieira, tango, bolero e salsa.
Dança de Salão “Samba”
O termo “samba” tem sua origem associada à expressão angolana “semba”, que designa um ritmo religioso. O primeiro samba gravado em disco, intitulado “Pelo telefone”, foi registrado pelo cantor e compositor Donga. Assim, o samba refere-se a um estilo musical e a uma forma de dança que, ao se identificar seus vários subgêneros, percebe-se uma ligação direta com os instrumentos musicais utilizados. A forte influência do samba pode ser percebida predominantemente em alguns estados brasileiros, como na Bahia, no Rio de Janeiro e em São Paulo, locais em que a presença da mão de obra negra escravizada foi mais acentuada nos engenhos e nas fazendas. Além disso, há uma variedade de expressões no samba, como o samba-rock e a gafieira. Ambos os estilos permitem variações
dos movimentos, momentos de improvisação, descoberta e prazer para quem dança e/ou aprecia essa manifestação rítmica. (São Paulo, 2014)
São características:
Samba de Gafieira - jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo.
Samba rock - mescla samba de gafieira com alguns elementos do jazz pós-bebop e rock.
Pagode/Samba: dança coreografada e visual chamativo.
1) As danças exploram o conjunto das práticas corporais caracterizadas por movimentos rítmicos, organizados em passos e evoluções específicas, muitas vezes também integradas a coreografias. Pensando nisso, o que são as “danças de salão”?:
A)Danças em casais
B)Danças soltinhos
C)Danças contemporâneas
D)Danças antigas
2) São exemplos de Danças de Salão:
A)Samba
B)Valsa
C)Tango
D)Rumba
3) Leia as afirmativas e assinale a alternativa correta.
A)Devido à riqueza de ritmos, as danças de salão podem ser classificadas como latinas ou clássicas.
B)São danças latinas: merengue, salsa, rumba, samba, cha-cha-cha, entre outras. E são danças clássicas: tango, valsa vienense, valsa inglesa etc.
C)As danças podem ser realizadas de forma individual, em duplas ou em grupos, sendo essas duas últimas às formas mais comuns.
D)Todas as alternativas estão corretas.
4) O samba é considerado por muitos críticos de música popular, artistas, historiadores e cientistas sociais como o mais original dos gêneros musicais. O Samba está presente em todas as partes do Brasil, mas há um estado que ele mais popular: *
A)Rio de Janeiro
B)São Paulo
C)Bahia
D)Pernambuco
5) Jogo de cintura, sensualidade do requebrar e do rebolar dos movimentos do quadril e da ginga do corpo. Essas são características do:
A)Samba rock
B)Samba de gafieira
C)Samba pagode
D)Samba-canção