FONTES HISTÓRICAS
Você já se perguntou como é que sabemos como as pirâmides foram construídas, como os gregos viviam e como era organizada a sociedade na Mesopotâmia? Para entendermos o que é história, precisamos compreender como ela é escrita.
O trabalho do historiador é semelhante ao de um detetive. Ambos buscam evidências para entender e analisar o que aconteceu. Para escrever a história, são buscados registros deixados por cada sociedade, que podem ser materiais ou imateriais. Chamamos esses registros de fontes.
Para examinar cada tipo de fonte existem metodologias diferentes e cabe ao pesquisador escolher a mais adequada para conseguir elaborar o conhecimento científico. Tudo o que conhecemos sobre a história do Brasil e do mundo vem do cruzamento dos vários tipos de fontes disponíveis. Podemos dividi-las em:
FONTES ESCRITAS: São as mais tradicionais na pesquisa histórica. Podemos citar cartas, jornais, revistas, diários, atas, livros, certidões de nascimento e óbito, processos criminais, manifestos, manuais, entre outros.
FONTES MATERIAIS: É possível trabalhar com todo o tipo de vestígio material produzido por cada sociedade. Alguns exemplos são monumentos, utensílios, ferramentas de trabalho, moedas, fósseis, vestimentas, moradias e meios de transporte.
FONTES ICONOGRÁFICAS: A arte produzida por cada grupo social pode revelar muito sobre a forma como se expressavam, viviam e pensavam. Além disso, é possível estudar o papel que a arte tem em cada sociedade, a importância a ela conferida, como era patrocinada e comercializada, entre outras características. Pinturas e fotografias são exemplos de fontes iconográficas.
FONTES ORAIS: Nas últimas décadas, as fontes orais tem ganhado cada vez mais importância para a escrita da história. Ouvir e interpretar informações que podem ser transmitidas pela fala, como experiências pessoais, cantos, lendas e orações permitem que o historiador entenda o passado por meio de memórias individuais e coletivas.
https://cursoenemgratuito.com.br/o-que-e-historia/
Analisando fontes históricas
O trecho abaixo foi retirado da Carta de Pero Vaz de Caminha, que foi escrita com o objetivo de relatar ao rei de Portugal, dom Manuel I, os principais acontecimentos da expedição comandada por Pedro Álvares Cabral às Índias. Leia-o com atenção e depois responda a atividade proposta.
Trecho 1
A pele deles é parda e um pouco avermelhada. Têm rostos e narizes bem feitos. Andam nus, sem cobertura alguma. Nem se preocupam em cobrir ou deixar de cobrir suas vergonhas mais do que preocupariam em mostrar o rosto. E a esse respeito são bastante inocentes. Ambos traziam o lábio inferior furado e metido nele um osso verdadeiro, de comprimento de uma mão travessa, e da grossura de um fuso de algodão, fino na ponta como um furador. (…)
Os cabelos deles são lisos. E os usavam cortados e raspados até acima das orelhas. E um deles trazia como uma cabeleira feita de penas amarelas que lhe cobria toda a cabeça até a nuca (…).
Parece-me gente de tal inocência que, se nós entendêssemos a sua fala e eles a nossa, eles se tornaria, logo cristãos, visto que não aparentam ter nem conhecer crença alguma. Portanto, se os degredados que vão ficar aqui aprenderem bem a sua fala e só entenderem, não duvido que eles, de acordo com a santa intenção de Vossa Alteza, se tornem cristãos e passem a crer na nossa santa fé. Isso há de agradar a Nosso Senhor, porque certamente essa gente é boa e de bela simplicidade. E poderá ser facilmente impressa neles qualquer marca que lhes quiserem dar, já que Nosso Senhor lhes deu bons corpos e bons rostos, como a bons homens. E creio que não foi sem razão o fato de Ele nos ter trazido até aqui.
Copie do documento três adjetivos usados por Caminha para descrever os índios.
Qual foi a primeira impressão que os portugueses tiveram a respeito dos índios?
Explique por que Caminha utiliza o termo “vergonha” quando se refere aos órgãos genitais dos indígenas.
Explique por que Caminha afirma em sua carta que os indígenas “seriam logo cristãos porque eles não têm, nem entendem em nenhuma crença, segundo parece”.
De acordo com os seus conhecimentos os indígenas tinham, ou não religião? Justifique sua resposta.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 1º SA E 1º SB SEGUNDO SEMESTRE 2020.